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Descarbonização

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1 Descarbonização em Ter Maio 21, 2013 9:22 am

hgalter

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Olá.

Procurei pelo forum e não encontrei nenhuma informação sobre descarbonização. Sou novo no forum então me perdoem se postei no lugar errado.

Comprei recentemente um Honda Civic 2004 Automático. O antigo proprietário comentou que o mecânico que cuidava do carro recomendou quando fosse trocar o óleo, colocar um produto para descarbonizar o motor (produto que custa aproximadamente R$110,00).

Alguém já fez isso no Honda Civic? Alguém sabe se isso é recomendado e qual o nome do produto?

Muito Obrigado pelas respostas, antecipadamente...
Henrique

2 Re: Descarbonização em Ter Maio 21, 2013 12:41 pm

RMAR

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CARO AMIGO!

boa tarde.

Esse procedimento só é recomendado para quem nao efetua troca de óleo nos prazos certos(tempo de uso x Km x tipo de percurso(uso severo etc...), eu pessoalmente não indico pois já vi pessoalmente o que uma descarbonização mal sucedida ocasiona em um motor(fumaçamento e até quebra de bloco pela biela). Se vc troca o óleo de 5.000 em 5.000km isso fatalmente nao ocorrerá em seu motor, pois a produto quando usado em motores muitos carbonizados, desprende a sujeira acumulada durante o tempo e ocasionará entupimento de pescador de óleo e tambem obstrução dos anéis de lubrificação. Então pense bem antes de executar tal procedimento. GASOLINA RUIM TAMBEM É UMA CAUSA DIRETA DE CARBONIZAÇÃO.

3 Re: Descarbonização em Ter Maio 21, 2013 1:09 pm

hgalter

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RMAR escreveu:CARO AMIGO!

boa tarde.

Esse procedimento só é recomendado para quem nao efetua troca de óleo nos prazos certos(tempo de uso x Km x tipo de percurso(uso severo etc...), eu pessoalmente não indico pois já vi pessoalmente o que uma descarbonização mal sucedida ocasiona em um motor(fumaçamento e até quebra de bloco pela biela). Se vc troca o óleo de 5.000 em 5.000km isso fatalmente nao ocorrerá em seu motor, pois a produto quando usado em motores muitos carbonizados, desprende a sujeira acumulada durante o tempo e ocasionará entupimento de pescador de óleo e tambem obstrução dos anéis de lubrificação. Então pense bem antes de executar tal procedimento. GASOLINA RUIM TAMBEM É UMA CAUSA DIRETA DE CARBONIZAÇÃO.

Caro RMAR,

Primeiramente gostaria de agradecer a prontidão na resposta.
Como comprei o carro agora estou na dúvida de fazer ou não.
O carro não está "Fumando" nem tampouco "batendo" o motor.
Acho que vou seguir a sua dica e não fazer a descarbonização.
Acho que vou perguntar também para o meu mecânico o que ele acha que devo fazer.

Obrigado novamente...
Henrique

4 Re: Descarbonização em Qua Maio 22, 2013 12:09 pm

RMAR

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Boa tarde Hgalter, vc saberia me informar qual óleo o dono anterior usava?

cara se o carro ta com revisoes todas em dias e com funcionamento normal, nao necessita mexer muito, so mesmo as revisoes preventivas, afinal civicao eh maquina boa e nao da defeito se tiver o minimo de manutenção.

Agora por desencargo de conciencia, você pode pedir pro seu mecânico abrir a tampa de válvulas e o cárter ai sim depois de examinadas essas partes do motor, ele saberá se cabe ou não fazer uma intervenção de descarbonização.

Tem certos casos mais graves que nem uma descarbonização com flush, vai resolver, pos quando a carbonização é muito severa o ideal é a retirada do cabeçote para um retrabalho e limpeza, como tambem os pistoes e bielas para desobstrução das canaletas.

VEJA DESMONTADO O CARTER E A TAMPA DE VALVULAS E VOÇÊ SABERÁ COMO ANDAS SEU MOTOR REALMENTE.

5 Re: Descarbonização em Sab Maio 25, 2013 2:30 pm

MarcioXperia

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Olá...

Tirando de lado toda a explicação feita por "Merchandising" da MotorClin, descarbonizar o motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão resultantes da queima de combustíveis fósseis ( Gasolina/Diesel ), mais acentuado em motores sem gerenciamento eletrônico de injeção de combustível.
E sim, o álcool tbm gera carbonização, em menor grau de preocupação mas gera.

A queima sucessiva de óleo lubrificante ( Sim, por mais perfeita que seja a vedação dos anéis, sempre há óleo no sistema de compressão/explosão, vulgarmente conhecido como cilindro/pistão ), gera carbonização de válvulas, cabeças de cilindro, cabeçotes, e a sua incandescência devido à temperatura da explosão anterior, pode fazer com que a mistura Ar/Combustível inicie um processo de detonação antes da iginição da vela... À este processo errôneo de detonação, chamamos de "Pré-Ignição" que pode vir a danificar varias partes do motor, especialmente a cabeça do cilindro, muitas vezes furando-o ou fundindo-o com a camisa.

O Processo de descarbonização é relativamente simples em todos os sistemas ( Carburados e injetados ). Usa-se um produto específico chamado de "Flushing" ou purgante, que com o motor em funcionamento é liberado junto ao combustível, próximo à linha de alimentação do motor. Em contato com o combustível ele se dilui e é aspirado pelas câmaras de combustão ( Pistão indo do PMS ao PMI ) e detonado pelas velas de ignição... O resultante do uso do "flushing", é que o carbono aderido nas peças citadas, vai aos poucos se desprendendo "desmanchando" pelo processo químico exercido pelo produto de limpeza, muito parecido com um "detergente" que vai dissolvendo a gordura da louça, mas nesse caso é o carbono ou carvão é que vai sendo dissolvido, e definitivamente "queimado" em conjunto com o produto e combustível, promovendo a limpeza do conjunto motriz superior.

Já a parte de baixo, entendida como árvore de manivelas, carter, bomba de óleo, necessita de um óleo especial, com poder detergente para que seja limpa, sempre em conjunto com a limpeza da "rede" do pescador do carter, que pode entupir-se e impossibilitar o perfeito funcionamento da bomba de óleo e danificar/fundir o motor.

Todos os processos aos quais descrevi, devem ser executados/supervisionados por profissionais competentes e habilitados para tal.

AH... Alguém disse que meu motor vai quebrar se descarbonizar...

Vai quebrar, se você continuar a rodar com carbonizado, com certeza, mas SIM podem aparecer folgas anteriormente preenchidas pelo acúmulo de carbono... Principalmente nas válvulas de escape, suas sedes e guias.

Um abraço e troque ligeiro de mecânico.
Fonte(s):
Um pouco de experiência própria, 25 anos de projetos na Indústria Automobilística e uma paixão enorme por veículos.

6 Re: Descarbonização em Sab Maio 25, 2013 9:24 pm

hgalter

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MarcioXperia escreveu:Olá...

Tirando de lado toda a explicação feita por "Merchandising" da MotorClin, descarbonizar o motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão resultantes da queima de combustíveis fósseis ( Gasolina/Diesel ), mais acentuado em motores sem gerenciamento eletrônico de injeção de combustível.
E sim, o álcool tbm gera carbonização, em menor grau de preocupação mas gera.

A queima sucessiva de óleo lubrificante ( Sim, por mais perfeita que seja a vedação dos anéis, sempre há óleo no sistema de compressão/explosão, vulgarmente conhecido como cilindro/pistão ), gera carbonização de válvulas, cabeças de cilindro, cabeçotes, e a sua incandescência devido à temperatura da explosão anterior, pode fazer com que a mistura Ar/Combustível inicie um processo de detonação antes da iginição da vela... À este processo errôneo de detonação, chamamos de "Pré-Ignição" que pode vir a danificar varias partes do motor, especialmente a cabeça do cilindro, muitas vezes furando-o ou fundindo-o com a camisa.

O Processo de descarbonização é relativamente simples em todos os sistemas ( Carburados e injetados ). Usa-se um produto específico chamado de "Flushing" ou purgante, que com o motor em funcionamento é liberado junto ao combustível, próximo à linha de alimentação do motor. Em contato com o combustível ele se dilui e é aspirado pelas câmaras de combustão ( Pistão indo do PMS ao PMI ) e detonado pelas velas de ignição... O resultante do uso do "flushing", é que o carbono aderido nas peças citadas, vai aos poucos se desprendendo "desmanchando" pelo processo químico exercido pelo produto de limpeza, muito parecido com um "detergente" que vai dissolvendo a gordura da louça, mas nesse caso é o carbono ou carvão é que vai sendo dissolvido, e definitivamente "queimado" em conjunto com o produto e combustível, promovendo a limpeza do conjunto motriz superior.

Já a parte de baixo, entendida como árvore de manivelas, carter, bomba de óleo, necessita de um óleo especial, com poder detergente para que seja limpa, sempre em conjunto com a limpeza da "rede" do pescador do carter, que pode entupir-se e impossibilitar o perfeito funcionamento da bomba de óleo e danificar/fundir o motor.

Todos os processos aos quais descrevi, devem ser executados/supervisionados por profissionais competentes e habilitados para tal.

AH... Alguém disse que meu motor vai quebrar se descarbonizar...

Vai quebrar, se você continuar a rodar com carbonizado, com certeza, mas SIM podem aparecer folgas anteriormente preenchidas pelo acúmulo de carbono... Principalmente nas válvulas de escape, suas sedes e guias.

Um abraço e troque ligeiro de mecânico.
Fonte(s):
Um pouco de experiência própria, 25 anos de projetos na Indústria Automobilística e uma paixão enorme por veículos.

Olá MarcioXperia,

Gostaria de agradecer a excelente e completa explicação.
Vou com certeza procurar meu mecânico para realizar a descarbonização.

Rgds,
Henrique

7 Re: Descarbonização em Sab Maio 25, 2013 9:25 pm

hgalter

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RMAR escreveu:Boa tarde Hgalter, vc saberia me informar qual óleo o dono anterior usava?

cara se o carro ta com revisoes todas em dias e com funcionamento normal, nao necessita mexer muito, so mesmo as revisoes preventivas, afinal civicao eh maquina boa e nao da defeito se tiver o minimo de manutenção.

Agora por desencargo de conciencia, você pode pedir pro seu mecânico abrir a tampa de válvulas e o cárter ai sim depois de examinadas essas partes do motor, ele saberá se cabe ou não fazer uma intervenção de descarbonização.

Tem certos casos mais graves que nem uma descarbonização com flush, vai resolver, pos quando a carbonização é muito severa o ideal é a retirada do cabeçote para um retrabalho e limpeza, como tambem os pistoes e bielas para desobstrução das canaletas.

VEJA DESMONTADO O CARTER E A TAMPA DE VALVULAS E VOÇÊ SABERÁ COMO ANDAS SEU MOTOR REALMENTE.

Boa noite, RMAR.

O antigo dono usava o óleo 10W30.
Procurarei meu mecânico com certeza.

Vlw

8 Re: Descarbonização em Seg Maio 27, 2013 8:40 am

RMAR

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Como nosso amigo Marcioxperia informou no topico acima, existem dois tipos de "descarbonização", uma por "flush" diluido diretamente no oleo do motor e outra via injeção de "flush combustivel" atraves da adnmissao de combustivel. Já presenciei os dois, porem cada caso é um caso(cada carro é um carro e cada dono de carro difere de outros), que realmente so devem ser aplicados se o motor estiver em condições e com acompanhamento de um profissional, pois em determinados casos(carbonização excessiva), prejuizos imediatos ou futuros pode aparecer. Por isso consulte sempre seu profissional especializado e de confiança.

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