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Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada

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1 Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Sex Jun 28, 2013 12:43 pm

FelipeLX98

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Boa Tarde,
Tenho um HC LX 1.6 16V 1998. Na cidade tudo corre bem, mas na estrada, depois de um certo tempo o motor começou a aquecer rapidamente. Precisei tirar o pé e manter uma máxima de 100 Km/h, 90 Km/h, mas mesmo assim, no aclives o ponteiro subia rapidamente e perdia de potencia. Quase não consegui chegar no destino. A água está ok, e não há vazamento! O QUE PODE SER? SÓ ACONTECE NA ESTRADA...

ABRAÇO.

2 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qua Jul 03, 2013 11:12 pm

RMAR

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Boa noite meu amigo! Pelo que voçê relatou do seu carro, de somente aquecer em viagem/estrada, verifique: valvula termostatica travada na posição fechada ou falha no eletro-ventilador ou mesmo na tampa/valvula do radiador, e veja tambem se a bomba d'agua está em bom estado.

3 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qua Jul 03, 2013 11:17 pm

RMAR

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RMAR escreveu:Boa noite meu amigo! Pelo que voçê relatou do seu carro, de somente aquecer em viagem/estrada, verifique: valvula termostatica travada na posição fechada ou falha no eletro-ventilador ou mesmo na tampa/valvula do radiador, e veja tambem se a bomba d'agua está em bom estado.

 Obs: Ar no sistema de arrefecimento, faz com que o eletro-ventilador nao dispare fazendo assim com que o mesmo nao atue.

4 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qui Jul 04, 2013 7:52 am

FelipeLX98

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RMAR escreveu:
RMAR escreveu:Boa noite meu amigo! Pelo que voçê relatou do seu carro, de somente aquecer em viagem/estrada, verifique: valvula termostatica travada na posição fechada ou falha no eletro-ventilador ou mesmo na tampa/valvula do radiador, e veja tambem se a bomba d'agua está em bom estado.

 Obs: Ar no sistema de arrefecimento, faz com que o eletro-ventilador nao dispare fazendo assim com que o mesmo nao atue.

 Valeu cara, vou verificar essas peças, e quando conseguir uma resposta postarei aqui. Abraço!

5 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qui Jul 04, 2013 7:56 am

FelipeLX98

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O curioso disso tudo, é que eu posso rodar por horas na cidade que não esquenta, mas nas subidas das estradas fica complicado. Como eu posso saber se a tampa do radiador é a correta?

6 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Sab Jul 06, 2013 8:20 pm

RMAR

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FelipeLX98 escreveu:O curioso disso tudo, é que eu posso rodar por horas na cidade que não esquenta, mas nas subidas das estradas fica complicado. Como eu posso saber se a tampa do radiador é a correta?
Realmente é um caso muitooo... curioso meu amigo rss... Mais tem que ser verificado com critério por um bom mecanico, para que não haja troca de peças desnecessáriamente.
Obs: Cuidado pra não haver um empenamento de cabeçote causado por esse superaquecimento.
Obs.2: A tampa tem que ter uma etiqueta que marca 1.1bar de pressão, pois já vi no comercio uma que um vendedor queria me vender que era de 0.9bar e era para os civic's mais antigos. 

 SUA ÁGUA ESTÁ COM ADITIVO? ELE É FUNDAMENTAL PARA UM BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA E EVITA SUPERAQUECIMENTO. USE SOMENTE O ORIGINAL DA HONDA, QUE É VENDIDO NA QUANTIDADE E PROPORÇÃO CERTAS.

7 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Seg Set 30, 2013 10:38 am

Afonso

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RMAR escreveu:
FelipeLX98 escreveu:O curioso disso tudo, é que eu posso rodar por horas na cidade que não esquenta, mas nas subidas das estradas fica complicado. Como eu posso saber se a tampa do radiador é a correta?
Realmente é um caso muitooo... curioso meu amigo rss... Mais tem que ser verificado com critério por um bom mecanico, para que não haja troca de peças desnecessáriamente.
Obs: Cuidado pra não haver um empenamento de cabeçote causado por esse superaquecimento.
Obs.2: A tampa tem que ter uma etiqueta que marca 1.1bar de pressão, pois já vi no comercio uma que um vendedor queria me vender que era de 0.9bar e era para os civic's mais antigos. 

 SUA ÁGUA ESTÁ COM ADITIVO? ELE É FUNDAMENTAL PARA UM BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA E EVITA SUPERAQUECIMENTO. USE SOMENTE O ORIGINAL DA HONDA, QUE É VENDIDO NA QUANTIDADE E PROPORÇÃO CERTAS.
           Companheiro tenho uma colocação a fazer.Seguinte: Troquei o
aditivo do meu Civic 2000, e "NÃO" conferi o nivel de cheio do radiador.
Resultado:Numa viagem longa, o reservatorio estava lotado de aditivo,
e o indicador de Temperatura "subiu"(sempre dormia no meio do marca-
dor) me dando um susto.Fiz a besteira de retirar o excesso do reserva
torio (outra besteira), cheguei no local de pernoite com indicação de
aquecimento, conferido pelo indicador e constante acionamento da
ventoinha.Encontrei um mecanico "Alma Boa" no outro dia, ainda sem
funcionar e relatei essa pane a ele.
Resposta do mesmo: Vamos olhar o nivel do radiador, no olho, e consta
tamos haver uma falta de aditivo de uns 100ml.Ele me disse que essa
falta,quando esquenta causa um "calço Termico dentro do sistema" o
casionando aumento de temperatura.Dica:Faça isso retirando a Tampa
do Radiador (SEMPRE frio,nunca quente) e confira no visual se falta li
quido do radiador,tem que estar em cima bem ao nivel da Tampa.
Veras, que a pane pode "sumir" depois disso.Espero ter ajudado.Sds

8 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qua Out 02, 2013 8:26 pm

RMAR

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Essa dica confere sim, Afonso! Pois a agua interna do radiador tem que estar mesmo no nivel da tampa, pois quando ele estar descompleto ele busca no reservatorio de expansao, mais o ideal mesmo é estar no nivel da tampa.

9 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Ter Nov 19, 2013 3:36 am

Bromba Civic

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FELIPELX98, vc conseguiu resolver o problema... se sim explique para nós o que foi e qual foi a solução.

10 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qua Nov 27, 2013 10:51 am

FelipeLX98

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Bromba Civic escreveu:FELIPELX98, vc conseguiu resolver o problema... se sim explique para nós o que foi e qual foi a solução.
 Boa tarde amigos. Segue o meu relato...Eu já completei o nível do radiador de água, e em uma viagem para a praia (cerca de 150 km) fiz o teste com mais 4 amigos no carro. Logo com 20 minutos de estrada (120km/h) o carro começou a superaquecer (principalmente nos aclives da estrada). Segui viagem, mesmo sabendo que poderia correr o risco de ficar na estrada. Para controlar a temperatura, tive que manter uma velocidade de 80 km/h, assim o motor não trabalhava forçado e o ponteiro se mantinha no centro (com exceção de alguns pontos de subida que eram inevitáveis), nesse caso, o jeito era pisar fundo pra passar logo. Cheguei no destino sem maiores problemas. No dia seguinte já com o motor frio, abri a tampa do radiador e do reservatório ao lado (ambos com nivel de água normal) e comecei a apertar as mangueiras de água repetivamente. Notei que saía ar de dentro do radiador conforme eu apertava. Repeti o ato até não sair mais bolhas de ar, completei com um pouco de água e peguei a estrada de volta, dessa vez com um transito de 3 horas e subida de serra... Todo ocorreu bem na volta! Peguei trânsito pesado, e logo após subi a serra com o carro cheio à 70 km/h e nada de superaquecer. Quando Estava chegando em SP, dei umas acelaradas na rodovia e tudo estava ok. Desde que apontei o problema aqui no fórum, não fiz substituição de nenhuma peça (com exceção do silencioso que estava danificado), apenas apertei as mangueiras de água (com o radiador destampado) até não sair mais ar de dentro do radiador. Preciso fazer mais testes em estrada para saber se o problema era este mesmo. Obs: Uma coisa que eu reparei é que deve-se primeiro fechar a tampa do reservatório abastecido com fluído, e depois a tampa do radiador, para ficar a menor quantidade de ar possível dentro da mangueira que faz a ligação. Tendo novidades, postarei aqui...Abraço!

11 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Seg Jan 13, 2014 8:52 am

andredefariasneto

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Aconteceu um caso parecido comigo, foi verificado que o termostato estava com defeito (  devido a oxidação) também fiz uma limpeza no radiador e o problema foi solucionado.

12 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qui Jan 30, 2014 7:26 pm

ARIEL RICCO

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Olá Pessoal,
No meu caso posso deixar o carro ligado o dia inteiro parado na lenta ou acelerando de vez em quando, a ventoinha funciona normalmente, ar condicionado ou quente ligado... mas é só botar o carro para andar que o ponteiro da temperatura sai do meio e o barulho de água borbulhando no reservatório começa e derrama um monte. Putz, já troquei a válvula termostática varia tampas do radiador (1.1) limpeza de radiador e ai é só dá uma apertada no acelerador que a temperatura sobe novamente... Já não sei mais o que fazer!! Será que vou ter que mandar desmontar o motor para desempenar o cabeçote e o bloco

13 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Sex Jan 31, 2014 1:15 am

Bromba Civic

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Velho, manda revisar numa oficina especializada em carros importados! 
Revisa tudo e ande tranquilo!

14 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qui Fev 06, 2014 11:58 am

ASCEMARC

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CAROS BOA TARDE, JÁ TIVE ESTE PROBLEMA E POSSO GARANTIR NÃO SER MUITA COISA DO QUE MUITOS DISSERAM, O PROBLEMA É MAIS SIMPLES DO QUE PARECE....RADIADOR ENTUPIDO, POR ESTE MOTIVO VC APERTOU A MANGUEIRA E ELE PAROU DE ESQUENTAR, MAS COM CERTEZA VOLTARÁ, MANDE VARETAR  O RADIADOR OU ENTÃO TROQUE A COLMÉIA.

ABS.

MARCIO

15 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Sab Fev 08, 2014 5:59 pm

RMAR

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Ops! nem todo problema mesmo que parecido é igual ao outro. Por isso tudo deve ser avaliado e revisado com criterios, pois realmente as vzs o problema é muito simples e as vezes complexo entao essa avaliação criteriosa dirá o que sera precis trocar e que intervenção será feita

16 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Dom Fev 09, 2014 2:57 pm

MarcioXperia

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Pode ser ar no radiador tive esse problema. troquei tampa fiz limpeza e coloque 70% de aditivo no radiador e agora esta ok. afro

17 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qua Fev 19, 2014 8:35 am

Tulio

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Caro amigo, verifique a junta do comando de válvulas junto aos pistões, pois se houver vazamento de compressão, este vapor extremamente quente da câmara de explosão dos cilindros aquecerá a água de arrefecimento.
Caso positivo substitua tb a bomba d'água, a tampa do radeador e a válvula termostática, pois são peças baratas que te darão segurança e tranquilidade.
Fiz isto em meu civic 98 e ficou show!

18 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Qua Fev 19, 2014 7:47 pm

RMAR

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Hoje vi um EX-98 que começou com esse problema, depois de desmontado e mandado a uma retifica de respeito, voi verificado que o cabeçote já tinha sido "fuçado" por um cara pouco profissional, que o planeou excessivamente, deixando-o em ultimo corte e ainda o montou com trincas internas e depois disso, mesmo reparado, o carro fervia quase que constantemente.

19 Re: Civic lx MT 1998 Aquecendo na Estrada em Seg Fev 24, 2014 1:14 am

otavio costa gmbh

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MANO, EU ESTAVA COM ESTE PROBLEMA, DEPOIS DE RETIRAR O CABEÇOTE E DAR RETIFICA POR 2X MAS SEMPRE COLOCANDO JUNTAS PARALELAS, CONTINUAVA COM O MESMO PROBLEMA, MAS AI NA 3ª VEZ, COLOQUEI A TÃO FALADA JUNTA DE AMIANTO E COBRE, PARA MOLDAR A POSSÍVEL SUPERFÍCIE EMPENADA DO BLOCO, ENTÃO "BUM", A JUNTA NÃO SEGUROU A ONDA E UMA ***** VIROU DENTRO DO MOTOR, AGUA MISTUROU NO OLHO E UM BAITA CALÇO HIDRAULICO, DAI RETIREI O MOTOR E PASSEI PARA .50, FIZ UMA RETÍFICA COMPLETA, MAS POR UM VACILO SÓ MEU, RETORNEI A COLOCAR UMA JUNTA "XINGUI LINGUI", O CARRO FERVEU NOVAMENTE, ABRI UMA 4ª X, PLAINEI NOVAMENTE O CABEÇOTE E COLOQUEI UMA JUNTA ORIGINAL, GENUINA HONDA, E DEPOIS DE 4 DIAS FIZ UMA VIAGEM DE 1200 KM IDA E VOLTA, FUI PARA CABO FRIO COM A FAMILIA, O CARRO NUM AIXOU UM DEDO DE AGUA. "JUNTA ORIGINAL"

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