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Troca de Oleo 10w30 x 20w50

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1 Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qua Out 02, 2013 5:50 pm

Elielton

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Quando comprei meu HC aut 2004/2005 com 186.000 km, consultei o forum para ver qual seria o melhor oleo a ser empregado no motor e a maioria recomendava o oleo 20w50, e trocando o oleo coloquei o 20w50, fazendo uma revisão com troca de velas, filtros, limpeza de bicos e scanner do motor tudo ok.
Mas notei que o consumo aumentou muito fazia 10,5/L na cidade e 14/L na estrada agora esta 6,5/L na cidade e 9 na estrada pode ser o oleo alguem pode me ajudar?

2 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qua Out 02, 2013 7:49 pm

zapp

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Olá Elielton,

acho muito difícil um Civic fazer 10,5/L na cidade. Por mais afinado que esteja o carro e por mais pé-leve seja o motorista.

Não que eu esteja duvidando de vc, mas não é tão fácil assim fazer uma medição precisa do consumo. Muitas vezes erramos.
abrç - boa sorte.

3 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qua Out 02, 2013 8:13 pm

RMAR

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Resumindo sua pergunta meu amigo! Você pegou o carro com 186.000Km e usou logo de cara o óleo 20W-50 ou usou o 10W-30, viu que era economico e passou a usar o 20W-50 e deu esse problema de consumo excessivo de combustivel?
O consumo maior ou menor de combustivel tem algumas variaveis, e a principal delas é o transito urbano(pesado ou leve), pois no meu carro(LX-MT), eu faço medias de 10 a 12Km/l em transito urbano, sendo que o dono anterior fazia trechos curtos e o motor nem chegava a aquecer direito, ou entao com anda e para frequentes, ele fazia media de 7 a 9Km/l.
Tem muita gente que diz que sentiu o carro mais preso, usando o oleo 20W-50 e mais leve e solto com o 10W-30, bem como um colega que conheci na oficina e rodava muito com o carro(de 150 a 200Km/dia), ele afirmou com todas as letras que o óleo 10W-30 nao aguentava o tranco, se degradava rapido e queimava muito(ate 1l/2.000Km) em estrada com clima quente.

4 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qua Out 02, 2013 9:24 pm

Elielton

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Coloquei o 20w50 e deu essa alteração, a medição a qual fiz foi andando em transito leve e moderado, e na estrada pegando serra e planalto. de fato senti o carro preso com esse oleo, irei viajar e pretendo trocar o oleo novamente! Obrigado pelas informações RMAR.

5 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Out 03, 2013 7:46 am

hoffmann

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Aproveitando o tópico do amigo, alguém poderia me informar se o óleo Castrol Magnatec 10w30 é sintético ou semi sintético? abraço a todos.

6 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Out 03, 2013 10:10 am

Gilberto Benasse

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Pessoal, ao contrário do que os "mecanicos" do youtube dizem, experimentei o molytec a-2 e senti que o motor trabalha mais leve, tanto no civic como no uno. Também parece gastar menos gasolina. A intenção inicial não era nem uma coisa, nem outra, era prolongar a vida e trabalhando tão suave acho que vou conseguir aumentar a vida útil. Uso junto com o castrol 20w50. Antes de usar vi opiniões  em vários foruns de várias marcas, até mesmo offroad 4x4. Minha opinião: vale a pena

7 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Out 03, 2013 10:17 am

Gilberto Benasse

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ERRATA: não é molytec, é MOLYKOTE A-2

8 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Out 03, 2013 8:11 pm

RMAR

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hoffmann escreveu:Aproveitando o tópico do amigo, alguém poderia me informar se o óleo Castrol Magnatec 10w30 é sintético ou semi sintético? abraço a todos.
É 100% SINTETICO MEU AMIGO! CALSSIFICAÇÃO SN A MAIS ATUAL.  Só que o preço é na media de 34 a 37 R$, mais dizem que vale muito a pena. Eu coloco o 10W-30 semi sintetico SN da Havoline, por R$ 22,00.

9 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Out 03, 2013 9:18 pm

Bromba Civic

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RMAR....

qual óleo tu ta usando atualmente?

10 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Sex Out 04, 2013 9:56 am

hoffmann

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RMAR escreveu:
hoffmann escreveu:Aproveitando o tópico do amigo, alguém poderia me informar se o óleo Castrol Magnatec 10w30 é sintético ou semi sintético? abraço a todos.
É 100% SINTETICO MEU AMIGO! CALSSIFICAÇÃO SN A MAIS ATUAL.  Só que o preço é na media de 34 a 37 R$, mais dizem que vale muito a pena. Eu coloco o 10W-30 semi sintetico SN da Havoline, por R$ 22,00.
Valeu RMAR; Estou usando esse, mas confesso que comprei pensando ser um semi, no rótulo fala somente tecnologia sintética,não diz claramente   100% sintético e na net também não achei. Vou continuar usando esse mesmo, o motor tá lisinho, abrãção.

11 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Sex Out 04, 2013 3:49 pm

RMAR

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Bromba Civic escreveu:RMAR....

qual óleo tu ta usando atualmente?
EI AMIGO, BROMBA CIVIC! EU TAVA USANDO ANTES(POR 2 TROCAS O ORIGINAL HONDA 10W-30), SO QUE VOLTEI  A USAR O HAVOLINE 10W-30 SN(SEMI-SINTETICO). Tô achando que ta rodando muito bem, pois tinha um "criquilar" de manha cedo e um outro com motor quente, que aparecia somente na faixa dos 3.200 rpm, ambos sumiram. No mais o motor ta muito bem, rodando macio sem problemas e tambem nao ta mais baixando óleo como antes, onde entre uma troca e outra baixava ate 1 litro, agora so baixa aprox. 300 ml + ou -. Como na semana faço percursos curtos, troco entre 3.500 a 4.000Km. Tem muita gente que diz que sou louco, por trocar oleo nessa Km, mais noto que quando passa dos 4.000Km o óleo ja esta muito saturado e isso é um fator fundamental pro bom ou mal estado do motor. QUAL ÓLEO VC ESTA USANDO NO SEU CIVIC BROMBA?

12 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Sab Out 05, 2013 12:38 pm

Bromba Civic

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Eu tô usando o ELF 20W50 SN.
estou querendo experimentar um semi sintético mais fino pra ver se fica mais leve...ou até um totalmente sintético como esse molikote a-2

Concordo com vc sobre a kilometragem... Acho bom trocar o óleo antes dos 5 mil.

Se vc experimentar relata aqui.
Flw

13 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Dom Out 06, 2013 6:22 am

Gilberto Benasse

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Obs.: o molykote é um aditivo de 200 ml, fino como óleo singer, que contem molibdenio:
rodando sem óleo: http://www.youtube.com/watch?v=q47dAaaEFk8
como funciona: http://www.youtube.com/watch?v=w4DFbNCaLAk

14 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Dom Out 06, 2013 8:50 pm

RMAR

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Se muitos usam e nao deu problemas por tantos anos, mal é que nao faz aos motores!

15 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Dom Out 06, 2013 9:01 pm

RMAR

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Amigos! Andei dando umas olhadas na net e vi que determinadas temperaturas ambiente onde o veiculo irá rodar, determina quais óleos são os mais indicados para o uso no veiculo. Por isso que óleos de grau de multiviscosos sao mais indicados aos paises onde se há grandes mudanças climaticas. Observei num manual do Toyota/Etios, onde a montadora indica 4 tipos diferentes de óleos para motor, dependendo do clima e da qualidade do óleo(sintetico ou semi).

16 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qua Abr 09, 2014 7:51 pm

rodrigo mattos

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boa noite pessoal, sou novo no fórum, e gostaria de saber algumas informações sobre meu Honda Civic 1994 ex sedan.acredito que este carro nunca ouve uma  troca de  óleo de cambio, pois se trata de  um automático. Ele esta com 104 mil rodado, gostaria de saber qual e o o óleo certo para este cambio, este carro fico parado uns 4 anos e meio, era da minha sogra, fiz a parte de cima do motor pois ela deixou o carro ferver, o mecânico trocou todos os  itens que precisava ser trocado nesta questão, como acabei de fazer esta parte do motor, qual seria o óleo certo para esta ocasião, ficarei muito grato pelas informações

17 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Abr 10, 2014 8:06 am

Gilberto Benasse

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Sobre o óleo de cambio não tente fazer em casa. Eu levei em um cambio tecnico que trocou pra mim. Vc não vai encontrar a chave para soltar o óleo por ser diferente. Se realmente nunca foi trocado o óleo deve estar muito sujo e corre o risco de entupir o filtro (o meu 2002 entupiu, com o dono anterior) e ter que abrir o cambio (gasta mais de R$ 3 mil).

18 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Jun 05, 2014 8:10 am

maycon

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Eu uso o 10w-30 lubrax, e bom? Ja andei 1 ano e pouco com esse oleo, mas, so.andei 6mil quilometros... tenho que troca-lo.ou ainda posso usar mais um pouco sem risco? Ps: eu sempre fico completando o oleo.

19 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Sab Jun 14, 2014 4:41 pm

ridex alves de oliveira

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sou novo no grupo, possuo um civic 2006 aut. usava o óleo 10-30 e estou passando para o 10-40 API-SN da Shell.

20 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Sab Jun 14, 2014 4:44 pm

ridex alves de oliveira

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ridex alves de oliveira escreveu:sou novo no grupo, possuo um civic 2006 aut. usava o óleo 10-30 e estou passando para o 10-40 API-SN da Shell.
Lembrando que estou pagando apenas 62 reais em 4 litros. já que o 10-30 é 35 reais o litro. as especificações são as mesmas, meu carro não tem problema nenhum de vazamento nem fica batendo.

21 Dúvida quanto a 10W30 ou 20W50 em Seg Jun 30, 2014 9:40 am

kfonseca

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Amigos, bom dia,

Possuo um Civic 98 LX Aut, comprado recentemente. 

O manual diz que seu óleo de motor é o 20w50

Porém, ele parece ter recebido a vida toda o óleo mineral 10w30, inclusive conforme evidências dos adesivos de revisões anteriores, na própria honda.

Por ser um carro com mais idade, 130 mil km, o cara na Concessionária me recomendou a manter o óleo mineral 10w30.

Mas o manual diz 20w50. Alguém sabe me dizer o motivo dessa divergência, e o que seria melhor ?

Obrigado.

22 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qua Jul 16, 2014 4:26 pm

RMAR

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ridex alves de oliveira escreveu:
ridex alves de oliveira escreveu:sou novo no grupo, possuo um civic 2006 aut. usava o óleo 10-30 e estou passando para o 10-40 API-SN da Shell.
Lembrando que estou pagando apenas 62 reais em 4 litros. já que o 10-30 é 35 reais o litro. as especificações são as mesmas, meu carro não tem problema nenhum de vazamento nem fica batendo.

Eu usava o 10W-30 da Honda(mineral), porem esse realmente baixava muito, ai passei para o 10W-40 Havoline(semi-sint), esse nao baixava nada porem o consumo de combustivel aumentou de 12 para 8,5Km/l, usei por uma troca e voltei para o 10W-30 Havoline(semi-sint), e baixa muito pouco se comparado ao mineral. Antes completava ate 1litro e hoje em dia no maximo completo 300ml a cada 4.000Km.

23 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Seg Ago 25, 2014 12:07 am

gabrielvelocidade

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Pessoal, segue abaixo informação tirada de outro forum , sinceramente tem uma certa lógica nisso! eu particularmente vou continuar utilizando o 0W20 no meu HC 2005

Bem, existem muito "mitos" sobre lubrificação, e após muito ler e pesquisar em sites gringos sérios sobre o assunto, vou repassar o que aprendi. Não sou o dono da verdade, apenas repassarei o que li e foi escrito por engenheiros químicos e pessoal da área automobilística.

Salientando que esses "mitos" existem não só no Brasil, mas também lá fora. Por exemplo, até hoje tem gente na Europa que acha que precisa usar um "óleo de inverno" e outro "óleo de verão", coisa que não faz mais sentido há mais de 20 anos por conta dos óleos multiviscosos.

Antes, uma palavra sobre o "novo" óleo 0W20 da Honda: Esse "novo" óleo da Honda na verdade é o óleo oficial da mesma há mais de 10 anos pois é usado nos EUA desde 2000 ou 2001 (não lembro a data certa). Ou seja, já foi usado por milhões de carros e usuários há mais de uma década, e foi formulado especialmente para a Honda para uso não só nos EUA, mas no mundo todo.

Aqui no Brasil só chegou agora (na minha humilde opinião, posso estar errado) por simples questão de mercado: Em 2000 ou 2001 um sintético 0W20 acho que nem existia no nosso país (e se existia deveria ser caríssimo e difícil de achar em todo lugar) e a Honda acabou fazendo um contrato com a Castrol pra produzir por aqui o mineral 10W30 que deveria sem dúvida sair bem mas barato e atendia bem às especificações.

Mas vamos aos "mitos"!

Óleo "fino" não é bom pra clima quente

Bem, quase todo mundo acha que, por viver em clima quente, precisa de um óleo "mais grosso". Bem, isso simplesmente não é verdade!

Acho que todos sabem que os óleos atuais são multiviscosos, e que o número antes do W é a viscosidade do óleo na temperatura ambiente e o número após o W é na temperatura de trabalho do motor. Até aí tudo bem, certo? 

Vamos primeiro falar da viscosidade "a frio", ou seja, na temperatura ambiente (o número antes do W):

O número antes do W deve ser SEMPRE O MENOR POSSÍVEL E DE PREFERÊNCIA, 0 (ZERO), pois significa que, ao ligar o motor, o óleo estará fino o suficiente para chegar rapidamente a todas as partes do motor, evitando o temível desgaste na partida que atualmente é responsável por boa parte do desgaste do motor (uns falam em x%, outro falam e y% mas não vou entrar nesse assunto pois nunca li nada conclusivo). Sem falar que atualmente as pessoas ligam o carro e já saem andando, ao contrário de antigamente quando deixavam o carro esquentar um pouco. 

Aqui, temos uma diferença com relação ao clima: Se vc mora no Alaska, TEM que usar um óleo 0Wx pois na partida o seu motor estará na temperatura ambiente, e se estiver por exemplo -10 graus, um 0Wx não estará muito viscoso. Agora, se vc mora na África e está 40 graus, vc PODE usar um 10W ou mesmo 20W pois o óleo não estará muito viscoso nesta temperatura já que o óleo também estará a 40 graus na partida.

Só que, mesmo na África, NÃO TEM NENHUM PROBLEMA USAR UM 0Wx! Afinal 40 graus ainda é menos da metade da temperatura de trabalho de um motor, ou seja, o óleo estará perfeitamente dentro da viscosidade ideal. Na verdade, mesmo na África um 0W ainda é MELHOR que um 20W pois chegará ainda mais rápido em todas as parte do motor. Mas vc pode usar o 20W sem problemas.

Agora, vamos ao número depois do W (e maior fonte de confusão):

Esse número diz a viscosidade do óleo na temperatura média do motor, que é uns 95 graus num carro de passeio, podendo variar um pouco pra cima ou pra baixo dependendo do carro e da solicitação (existem partes do motor que atingem bem mais que isso, mas o óleo passa ali muito rapidamente e não chega a aquecer tanto).

Muita gente acha que em um clima, quente, um óleo "fino" como um 0W20 "afina demais" e pode "perder o filme". Nada mais errado.

Acontece que, dentro do motor, NÃO INTERESSA SE VC ESTÁ NA ÁFRICA OU NO ALASKA. O motor tem um sistema de arrefecimento que garante a temperatura ideal, então, o motor sempre estará lá nos seus 95 graus, seja no Alaska ou África! Portanto, não faz o mínimo sentido achar que, por estar dirigindo com o é embaixo sob um sol abrasador de 40 graus seu óleo vai "afinar mais" do que dirigindo a -10 graus no meio da neve. SEU MOTOR ESTARÁ NA MESMA TEMPERATURA, SEMPRE! Se não estiver, seu carro está como problemas sérios no sistema de arrefecimento e o óleo não a mínima tem culpa se esquentar demais ou de menos e passar do seu limite de funcionamento e fritar ou criar borra!

Portanto, NÃO INTERESSA QUAL É A TEMPERATURA EXTERNA quando o motor está aquecido, e por isso não interessa se vc usa um xW20 ou xW40. Desde que vc use o óleo DENTRO DA ESPECIFICAÇÃO CORRETA, não há problema algum.

Só para ilustrar isso: Note que nos EUA há muitas regiões muito quentes, como Flórida, Texas, Arizona, Novo México, Califórnia, com imensos desertos e temperaturas de 30 ou 40 graus em boa parte do ano. Mesmo New York pode chegar a 30 graus no verão! E lá a Honda só usa 0W20 há mais de uma década, sem problemas. 

Agora, se formos falar de carros esportivos, a coisa pode mudar. Alguns esportivos por exemplo recomendam o uso de 0W40, pois a temperatura externa do motor pode superar os tais 95 graus. Mas aí é outra história (e mesmo assim, a Ferrari por exemplo diz que pode usar 0W30 sem problemas)

Mudar o óleo em motores rodados sempre dá problema:

A regra de ouro é: DESDE QUE VC USE UM ÓLEO DENTRO DA ESPECIFICAÇÃO DO FABRICANTE, NÃO HÁ PROBLEMAS! 

Seu carro está com 100 mil kms, vc usava mineral 10W30 e passou para sintético 0W20? Desde que o fabricante recomende ambas as viscosidades, não é pra ter problema nenhum! O que PODE acontecer as vezes é um consumo maior do óleo novo por conta das folgas do motor mais gasto, mas nada além disso.

Agora, se o fabricante recomenda explicitamente 20W40 e vc muda para um 0W20, aí SIM podemos ter problemas, até mesmo fundir o motor! Tudo sempre gira em torno da viscosidade recomendada. (Lembrando que não só viscosidade, mas aditivação: Não dá pra usar um velho óleo SF se o fabricante exige um SL. Atenção!!!)

Eu por exemplo tenho um Accord 3.0 2005 que até os 83 mil kms só usava o mineral 10W30 da Honda, trocando a cada 5 mil kms e notava que o oleo baixava um pouco (chegava a uns 2/3 entre as duas marcas). Agora que esse óleo não existe mais, troquei por um Shell Ultra-E sintético 5W30 e mesmo já tendo rodado 7 mil kms, (vou passar a fazer troca com 10 mil), o óleo não baixou nada, ou seja, aconteceu justo o CONTRÁRIO da crença popular: O óleo mais fino está queimando MENOS!

Passo dos 100 mil kms, tenho que usar óleo "mais grosso":

Não necessariamente, aliás, quase nunca!

Regra de ouro: Sempre use o óleo recomendado! Se o seu carro começar a queimar muito óleo, é sinal de que está com problemas, e um óleo mais grosso só vai mascarar isso. Pode até ajudar a diminuir despesas completando óleo, mas uma hora ou outra vc vai ter que mexer no motor.

Eu também tenho um Civic 1992 com 245 mil kms rodados e uso o mesmo óleo Mobil 15W40 que uso há anos e sempre trocando a cada 5 mil kms, sem precisar completar. Detalhe: Até há uns 5 anos usava um óleo mais grosso, o Havoline 20W50, ou seja, de novo troquei por um óleo mais fino em um motor super-rodado, e sem problema algum, nem mesmo de consumo de óleo!

Trocar de mineral pra sintético pode dar borra, precisa fazer flush:

Muita gente (até mecânicos!) acham que, se trocar de um tipo pra outro, pode entupir o motor pois o sintético "limpa melhor" e aí as "cracas" podem soltar e entupir o motor. Daí tem que fazer flush, limpar e etc.

Sinceramente, se vc estudar a especificação API, isso não faz sentido!

Essa especificação formula os aditivos e é INDIFERENTE para óleos sintéticos ou minerais, ou seja: Um mineral API SL vai ter a mesma aditivação de um sintético API SL, ou seja, os aditivos (pelo menos os de limpeza e controle de borra) são os mesmos. O que muda é a base do óleo, mineral ou sintética, mas não a aditivação (Se isso não ocorrer, então essa norma API é completamente furada e mentirosa!!!)

Portanto, mudar de mineral pra sintético ou vice-versa por si só não muda nada na limpeza do motor, o que interessa é a aditivação. Se vc manter a mesma aditivação não tem problema algum (Lembrando que eu mudei de mineral para sintético no meu Accord com 83 mil kms e depois de 8 anos de uso).

O que não é aconselhável fazer é pegar um motor que há 100 mil kms usa um API SF e botar um API SM... Aí sim TALVEZ possa dar problema. O aditivo mais forte pode soltar as "cracas" e talvez provocar entupimento. Especialmente se o dono não trocava nos prazos corretos.

Aqui temos a seguinte regra de ouro: NENHUM ÓLEO CRIA BORRA! O QUE CRIA BORRA É USAR ÓLEO ERRADO (FORA DA ESPECIFICAÇÃO) E/OU ÓLEO VENCIDO!!!

Existem carros que rodam 200 mil kms sem borra nenhuma, e outros que com 50 mil kms estão entupidos de borra. Se não for defeito de projeto do motor ou erro de especificação de óleo (tem casos assim, como o motor do Marea e o meio grosseiro erro de especificação do lubrificante do Gol há pouco tempo), certamente é defeito do DONO DO CARRO, que botou óleo fora da especificação ou então, esquece que existe um negócio chamado USO SEVERO (vem escrito no manual!) que obriga a trocar o óleo na metade da km, só que o distinto dono continua trocando na km normal ou muitas vezes até ultrapassa a mesma. Aí, não dá!!! É borra na certa.

Ou seja: O óleo que deveria ser trocado aos 10 mil kms normalmente, deve ser trocado a 5 mil kms em uso severo, mas o dono deixa pra trocar aos 15 mil kms "porque leu que sintético aguenta mais"... 

Sim, sintético aguenta mais, porém se o fabricante já recomenda óleo sintético com troca a cada 10 mil km de uso normal, esse óleo TEM QUE ser trocado a cada 5 mil pra uso severo, não interessa o que o frentista, o "mexânico" ou seu vizinho ou colega de trabalho diz.

Importante: Uso severo inclui (mas não se limita) "percursos curtos (motor trabalhando frio), tráfego intenso, uso constante de marchas baixas" e etc... Ou seja, 90% dos brasileiros acabam caindo em "uso severo" e não sabem disso... Até mesmo o tiozinho aposentado que "só usa o carro para ir na padaria e voltar" está fazendo uso severo, pois o carro só trabalha frio.

Algumas montadoras andaram fazendo a besteira de colocar nos manuais troca a cada 20 mil kms para óleo sintético, o que pra mim já é meio excessivo (no máximo uns 15 mil kms, e olhe lá, especialmente considerando a qualidade da nossa gasolina), daí os donos que não lêem manual trocam a cada 20 mil mesmo, quando deveriam trocar a cada 10 mil. E as concessionárias seguem cegamente o que o manual diz pra uso normal, ninguém pergunta pro dono ao fazer revisão se é uso severo ou não. Pra piorar, alguns motores se mostraram mais sensíveis, como o do Marea e Brava. Daí, temos o resultado: Uma leva de motores entupidos de borra com menos de 50 mil kms.

Finalizando: Use o óleo correto, na dúvida troque na metade da km e seja feliz...

24 Re: Troca de Oleo 10w30 x 20w50 em Qui Out 23, 2014 6:43 am

ceceu

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olá sou  novo   no grupo.
tenho   duvidas em  saber  qual  tipo de   óleo devo usar.
meu  carro   é um  civic 2000 LX.  é  esto fazendo o  motor qual  óleo  devo usar ???

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