srs.
durante viagem curta a uma cidade vizinha, eu tinha rodado cerca de 40 km quando o carro aqueceu de uma vez.
notei que a lâmpada no painel do sistema de injeção eletrônica (que parece um amortecedor) tinha acendido.
isso foi o alerta, olhando melhor vi que o ponteiro do aquecimento já estava no máximo, H.
parei o carro imediatamente, esperei esfriar e pensei que era falta de água no radiador. talvez eu tivesse deixado baixar demais o liquido de arrefecimento. de todo jeito, fui colocar água, apenas como emergência, mas vi que não era isso, pois o líquido chegou até a boca. ou seja, não era falta de água ou fluido no radiador.
depois de meia hora, tentei funcionar o carro, e custou a pegar. pensei que não conseguiria, mas consegui funcionar, deixxando em alta rotação pra não apagar, e fui de novo.
não adiantou, bastou eu chegar na quinta marcha, não tinha passado nem 2 minutos e começou o ponteiro a subir sem interrupção até o H de novo, encostei e chamei o guincho, que levou direto a um mecânico.
no outro dia, o mecânico pediu para buscar o carro, pois não tinha verificado nada de errado nele.
axei estranho, mas levei num especialista em radiadores, que testou e viu que as duas mangueiras estavam quentes, ou seja, não era problema na valvula termostática nem na bomba.
e a ventoinha estava rodando, mesmo a do ar condicionado.
assim, em trajetos curtos, o carro não esquentou mais, mas tenho medo de pegar a estrada de novo.
alguém tem alguma pista para solucionar este mistério?
durante viagem curta a uma cidade vizinha, eu tinha rodado cerca de 40 km quando o carro aqueceu de uma vez.
notei que a lâmpada no painel do sistema de injeção eletrônica (que parece um amortecedor) tinha acendido.
isso foi o alerta, olhando melhor vi que o ponteiro do aquecimento já estava no máximo, H.
parei o carro imediatamente, esperei esfriar e pensei que era falta de água no radiador. talvez eu tivesse deixado baixar demais o liquido de arrefecimento. de todo jeito, fui colocar água, apenas como emergência, mas vi que não era isso, pois o líquido chegou até a boca. ou seja, não era falta de água ou fluido no radiador.
depois de meia hora, tentei funcionar o carro, e custou a pegar. pensei que não conseguiria, mas consegui funcionar, deixxando em alta rotação pra não apagar, e fui de novo.
não adiantou, bastou eu chegar na quinta marcha, não tinha passado nem 2 minutos e começou o ponteiro a subir sem interrupção até o H de novo, encostei e chamei o guincho, que levou direto a um mecânico.
no outro dia, o mecânico pediu para buscar o carro, pois não tinha verificado nada de errado nele.
axei estranho, mas levei num especialista em radiadores, que testou e viu que as duas mangueiras estavam quentes, ou seja, não era problema na valvula termostática nem na bomba.
e a ventoinha estava rodando, mesmo a do ar condicionado.
assim, em trajetos curtos, o carro não esquentou mais, mas tenho medo de pegar a estrada de novo.
alguém tem alguma pista para solucionar este mistério?