Honda Civic
Bem Vindo!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Honda Civic
Bem Vindo!!
Honda Civic
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Honda Civic

:::::::::::: Fórum ::::::::::::

Olá Prezado Assinante, antes de postar uma mensagem, por favor procure um Tópico que corresponda ao assunto. Nosso fórum ficará mais organizado e objetivo.
Seja Bem Vindo ao Honda Civic Fórum. Desde 2009 unindo proprietários de Civic. Tire dúvidas, pergunte, dê dicas, converse com outros proprietários, conheça seu Civic.
Atenção Amigos Usuários: - Por Favor não enviem mensagens com perguntas pelo "Contacte-nos" lá embaixo da página. A mensagem não será respondida. Envie sua pergunta somente em um dos Tópicos que corresponde ao assunto de seu interesse.
Anuncie seu Civic ou algum acessório dele aqui no Tópico "Compra e Venda". Alguém poderá se interessar. O Honda Civic Fórum não ganha nada e não se responsabiliza pelos anúncios postados.
Tem interesse em ser Moderador aqui do Fórum? contate aqui

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sensor de Estacionamento New Civic 2011 LXL

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

henrique.steinkopf

henrique.steinkopf

Como vai, amigos?

Meu sensor de estacionamento parou de funcionar. Testei os sensores e aparentemente estão ok. Chicotes tudo ok também, assim como o buzzer. Assim que você engata a ré, o carro emitia um som e depois começava a apitar, dando feedback da distância de objetos. Porém parou de funcionar, indicando ser um problema do módulo mesmo.

Não encontro esse módulo em lugar nenhum, apenas do Civic 2012, que parece ser o mesmo, porém vem numa caixa preta (o meu é cinza). Alguém já instalou o módulo de sensor de ré do Civic 2012 no Civic 2011 e deu certo?

Rodolfo Camilo

Rodolfo Camilo

Boa tarde amigo
Estou com o mesmo problema no me civic conseguiu alguma solução

henrique.steinkopf

henrique.steinkopf

Boa tarde, amigo. Consegui resolver sim, porém não como gostaria. Tive que fazer a substituição do módulo de sensor de estacionamento, porém instalei o que vem nos City e Fit da mesma época. O número da peça é 08V67-TF0-9MO1-01. O número é diferente do original para o Civic, porém é a mesma peça.

Comprei este módulo original usado no Mercado Livre por R$250. O módulo, em si, é a mesma coisa, só muda o número da peça. Porém, esteja avisado: Tem outros módulos originais parecidos, de carros Honda de outros anos como a CRV 2010, que são similares mas não iguais. O modelo que veio no meu tinha um potenciômetro para ajustar o volume do bip dos sensores. Os módulos mais novos não tem esse potenciometro. Além disso, a fabricante é diferente: enquanto o do meu Civic (e este que comprei) era a Steelmate Co., os mais novos são fabricados pela Whetron Co e não tem potenciometro de ajuste de volume do bip. A carcaça deles tem cor um pouco diferente também.

Antes de condenar o módulo, amigo, procure por um fusível de 2A que, caso seu sensor tenha sido instalado de fábrica, estará embalado num conector em fita isolante junto a fiação da lanterna direita (que é de onde o carro tira a alimentação da ré para o módulo funcionar). Depois, se não for isso, teste todas as conexões fora do módulo procurando algum mal contato: chicotes de alimentação, chicotes dos sensores, chicote do bip, testar o bip em si (só alimentar ele com 12VCC e ver se sai o bip), e testar os sensores de proximidade em si (com um multimetro, o teste da resistência deles tem que dar algo em torno de 10Kohms).

Já dando uma dica a mais: o bip do meu carro estava "rouco", fazendo um barulho como se estivesse vibrando. Vi gente na internet dizendo que era devido a interferência do auto-falante traseiro, mas constatei que o elemento piezo (a pastilha que faz o som do bip efetivamente) do bip apenas estava solto. Só abri a carcaça preta do bip, colei o piezo na carcaça novamente e voltou a funcionar com um som normal de novo.

Vi pouquíssimo ou nenhum material como esse na internet e por isso te dei uma explicação bem detalhada, amigo, exatamente a que eu queria ter encontrado. Espero que obtenha êxito no conserto! Forte abraço!

Rodolfo Camilo, Alanbgirao e Flyrider gostaram desta mensagem.

Rodolfo Camilo

Rodolfo Camilo

👏👏👏 top

Rodolfo Camilo

Rodolfo Camilo

Boa tarde Henrique só consigo achar a peça mais com o código 08V67-TFO-AMO-01 será que o mesmo o seu e 08V67-TFO-9M01-01 será q serve

henrique.steinkopf

henrique.steinkopf

Rodolfo Camilo escreveu:Boa tarde Henrique só consigo achar a peça mais com o código 08V67-TFO-AMO-01 será que o mesmo o seu e 08V67-TFO-9M01-01 será q serve

Olá, amigo!

Pesquisei esse código de peça, e esse é o modelo que eu comentei mais acima, fabricado pela Whetron Co., e não pela Steelmate Co. (o original do meu New Civic 2011 LXL). O da Whetron não possui o potenciômetro para ajustar o volume do bip do sensor (e e precisa ajustar, senão o bip incomoda um pouco). Receio que você terá que:
1- procurar um módulo com mesmo código que o meu, que eu comprovei que funciona, ou
2- arriscar comprar um desse que você achou e testar.

Como tenho algum conhecimento em eletrônica, eu abri o sensor, testei na bancada e garanti que o problema era mesmo o módulo, e não os periféricos (sensores ultrassom, chicotes, cabos, fusível). E também comprei de uma loja no Mercado Livre que aceitava a devolução da peça caso não fosse compatível, aí fiquei mais seguro de testar.

Faça como eu fiz para diminuir os riscos em comprar um módulo que aparentemente não é o mesmo do seu carro:

1- Teste os sensores ultrassônicos no parachoque (o código de peça dos meus são esses: conector branco, das pontas do parachoque: 08V67-TB0-9M00-02-SM11B261, e conector azul, do centro do parachoque: 08V67-TF0-9M00-03-SM11B261), pra ver todos estão bem. Se você tiver um multímetro, ou conhece alguém que tenha e saiba usar, o teste da resistência deles deve ficar em torno de 10K. Se tiver muito diferente disso, já desconfie;

2- Teste o fusível de 2A que fica na linha deste módulo. Procure por um fusível de 2A que, caso seu sensor tenha sido instalado de fábrica, estará embalado num conector em fita isolante junto a fiação da lanterna traseira direita (que é de onde o carro tira a alimentação da ré para o módulo funcionar). O meu veio com esse fusível de fábrica, então creio que todos venham assim, principalmente porque não parece ser uma gambiarra;

3- Teste o bip (o nome correto é buzzer), alimentando ele com 12V. Ele fica debaixo do acabamento do falante traseiro esquerdo, no tampão do porta-malas. Você terá que tirar o acabamento com cuidado, depois desconectar ele pra fazer os testes;

4- Teste todos os chicotes associados com este módulo: o chicote dos sensores ultrassom no parachoque, o do buzzer, o da lanterna traseira direita. Uma dica aqui é que, como o módulo tira os 12V da lâmpada de ré, então obrigatoriamente ela tem que estar sendo alimentada com 12V para o sensor funcionar. Sugiro conferir se a lâmpada está boa e funcionando quando você engata a ré;

5- Se até aqui tudo ok, então sobrou o módulo. Aí eu vou sugerir que você faça um último teste antes de plugar o módulo "novo" (caso você compre mesmo). O conector do módulo do meu carro é verde, e tem 8 fios. Enviei em anexo. Antes de conectar o módulo, engate a ré, e teste a alimentação entre o preto e o vermelho pra ver se dá a tensão correta (algo entre 9,5V e 12V). Se estiver tudo correto, e com os fios nas mesmas posições que o meu, você pode prosseguir e testar o novo módulo, mas tenta comprar no ML e perguntar se pode devolver caso não seja compatível, para não ficar no projuízo.

Forte abraço!

Rodolfo Camilo, Alanbgirao e bosco_junior gostaram desta mensagem.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos