Rodolfo Camilo escreveu:Boa tarde Henrique só consigo achar a peça mais com o código 08V67-TFO-AMO-01 será que o mesmo o seu e 08V67-TFO-9M01-01 será q serve
Olá, amigo!
Pesquisei esse código de peça, e esse é o modelo que eu comentei mais acima, fabricado pela Whetron Co., e não pela Steelmate Co. (o original do meu New Civic 2011 LXL). O da Whetron não possui o potenciômetro para ajustar o volume do bip do sensor (e e precisa ajustar, senão o bip incomoda um pouco). Receio que você terá que:
1- procurar um módulo com mesmo código que o meu, que eu comprovei que funciona, ou
2- arriscar comprar um desse que você achou e testar.
Como tenho algum conhecimento em eletrônica, eu abri o sensor, testei na bancada e garanti que o problema era mesmo o módulo, e não os periféricos (sensores ultrassom, chicotes, cabos, fusível). E também comprei de uma loja no Mercado Livre que aceitava a devolução da peça caso não fosse compatível, aí fiquei mais seguro de testar.
Faça como eu fiz para diminuir os riscos em comprar um módulo que aparentemente não é o mesmo do seu carro:
1- Teste os sensores ultrassônicos no parachoque (o código de peça dos meus são esses: conector branco, das pontas do parachoque: 08V67-TB0-9M00-02-SM11B261, e conector azul, do centro do parachoque: 08V67-TF0-9M00-03-SM11B261), pra ver todos estão bem. Se você tiver um multímetro, ou conhece alguém que tenha e saiba usar, o teste da resistência deles deve ficar em torno de 10K. Se tiver muito diferente disso, já desconfie;
2- Teste o fusível de 2A que fica na linha deste módulo. Procure por um fusível de 2A que, caso seu sensor tenha sido instalado de fábrica, estará embalado num conector em fita isolante junto a fiação da lanterna traseira direita (que é de onde o carro tira a alimentação da ré para o módulo funcionar). O meu veio com esse fusível de fábrica, então creio que todos venham assim, principalmente porque não parece ser uma gambiarra;
3- Teste o bip (o nome correto é buzzer), alimentando ele com 12V. Ele fica debaixo do acabamento do falante traseiro esquerdo, no tampão do porta-malas. Você terá que tirar o acabamento com cuidado, depois desconectar ele pra fazer os testes;
4- Teste todos os chicotes associados com este módulo: o chicote dos sensores ultrassom no parachoque, o do buzzer, o da lanterna traseira direita. Uma dica aqui é que, como o módulo tira os 12V da lâmpada de ré, então obrigatoriamente ela tem que estar sendo alimentada com 12V para o sensor funcionar. Sugiro conferir se a lâmpada está boa e funcionando quando você engata a ré;
5- Se até aqui tudo ok, então sobrou o módulo. Aí eu vou sugerir que você faça um último teste antes de plugar o módulo "novo" (caso você compre mesmo). O conector do módulo do meu carro é verde, e tem 8 fios. Enviei em anexo. Antes de conectar o módulo, engate a ré, e teste a alimentação entre o preto e o vermelho pra ver se dá a tensão correta (algo entre 9,5V e 12V). Se estiver tudo correto, e com os fios nas mesmas posições que o meu, você pode prosseguir e testar o novo módulo, mas tenta comprar no ML e perguntar se pode devolver caso não seja compatível, para não ficar no projuízo.
Forte abraço!