Galera achei esse Tutorial na Net e achei muito util, para quem precisar trocar lâmpadas ou ligar o pisca direto como lanterna.
Material necessário:
-Chave L número 8
-Chave L número 10
-Chave de fenda
-Duas flanelas
::Etapa 1
Remova as travas de plástico da grade frontal e do parachoque. São 7 ao todo, 5 na grade e 2 no parachoque.
Basta encaixar a chave de fenda na fissura da trava e empurrá-la para cima. Depois é só puxar com a mão.
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::Etapa 2
Remova os parafusos que prendem o parachoque ao paralama. Um de cada lado.
Para isso, use a chave L 8. Para evitar arranhar o aro da roda e ter um acesso mais fácil, gire a roda totalmente para o lado oposto.
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::Observação
Caso sua grade seja a original, existirá 5 parafusos de fenda Phillips prendendo a parte de baixo da grade ao parachoques. Mas você não precisa removê-los.
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Caso a grade seja tuning como a minha, a parte de baixo é apenas encaixada e após remover as travas de plástico, puxe a grade para frente para removê-la também.
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:Etapa 3
Para evitar arranhar a pintura dos paralamas (coisa que eu fiz da primeira vez que fui realizar esse processo), puxe a lateral do parachoque com cuidado e coloque uma flanela no local. Faça o mesmo no outro lado.
Em seguida, puxe o parachoques para frente. Ele é encaixado firmemente, então vai ser necessário jeito e força. Não fique com medo, ele não vai quebrar. O ideal é puxar um lado primeiro, depois o outro e, em seguida, puxe pelo meio.
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:Etapa 4
Cada farol é preso ao carro por 4 parafusos. 2 em cima, na área do motor, 1 no meio perto do radiador, e 1 na lateral, perto da roda.
Para removê-los utilize a chave L 10. Eu recomendo deixar os dois de cima para o final, pois fica mais seguro retirar o último e não deixar o farol cair.
Perto do radiador:
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Perto da roda:
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Perto do motor:
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::Observação
Caso se perca nos soquetes, eis um esquema:
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:Etapa 5
Após rebater o parachoque e fazer o que tinham que fazer nos faróis, é chegada a hora de colocar tudo em seu lugar.
Coloque cada lâmpada em seu devido encaixe no farol e reparafuse ambos em seus locais (não precisa esquema para saber qual é direito e esquerdo, né?).
Depois disso, é o momento de colocar o parachoque no lugar para poder recolocar os parafusos do paralamas e as travas de plástico. Mas antes, atenção!
Existe uma peça que parece isopor, de cor preta, que fica encaixada numa haste de metal local atrás do parachoque. Então, tome cuidado ao recolocar o parachoque para que essa peça de isopor não fique fora de seu local.
A peça (em amarelo) se encaixa na estrutura de metal do carro (em vermelho).
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:Observações finais
a) Não existe nenhum tipo de sensor de air bag no parachoque ou qualquer outro componente eletrônico. Pode removê-lo sem medo.
b) Você não terá acesso ao farol de milha com esse processo. A remoção total do parachoque será necessária para isso.
c) A falta de alguma das travas de plástico ou parafusos (ou a presença de modelos diferentes) encontrados neste processo pode indicar que seu carro foi batido e no reparo o mecânico não os colocou de volta.
É normal nessa situação faltar alguma trava de plástico ou parafuso da grade frontal original. Mas também pode indicar que o carro foi pra manutenção e o mecânico porco não colocou todos de volta.
Na verdade, tanto a grade quanto o parachoque fica firme faltando dois ou três parafusos/travas.
Material necessário:
-Chave L número 8
-Chave L número 10
-Chave de fenda
-Duas flanelas
::Etapa 1
Remova as travas de plástico da grade frontal e do parachoque. São 7 ao todo, 5 na grade e 2 no parachoque.
Basta encaixar a chave de fenda na fissura da trava e empurrá-la para cima. Depois é só puxar com a mão.
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::Etapa 2
Remova os parafusos que prendem o parachoque ao paralama. Um de cada lado.
Para isso, use a chave L 8. Para evitar arranhar o aro da roda e ter um acesso mais fácil, gire a roda totalmente para o lado oposto.
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::Observação
Caso sua grade seja a original, existirá 5 parafusos de fenda Phillips prendendo a parte de baixo da grade ao parachoques. Mas você não precisa removê-los.
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Caso a grade seja tuning como a minha, a parte de baixo é apenas encaixada e após remover as travas de plástico, puxe a grade para frente para removê-la também.
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:Etapa 3
Para evitar arranhar a pintura dos paralamas (coisa que eu fiz da primeira vez que fui realizar esse processo), puxe a lateral do parachoque com cuidado e coloque uma flanela no local. Faça o mesmo no outro lado.
Em seguida, puxe o parachoques para frente. Ele é encaixado firmemente, então vai ser necessário jeito e força. Não fique com medo, ele não vai quebrar. O ideal é puxar um lado primeiro, depois o outro e, em seguida, puxe pelo meio.
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:Etapa 4
Cada farol é preso ao carro por 4 parafusos. 2 em cima, na área do motor, 1 no meio perto do radiador, e 1 na lateral, perto da roda.
Para removê-los utilize a chave L 10. Eu recomendo deixar os dois de cima para o final, pois fica mais seguro retirar o último e não deixar o farol cair.
Perto do radiador:
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Perto da roda:
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Perto do motor:
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::Observação
Caso se perca nos soquetes, eis um esquema:
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:Etapa 5
Após rebater o parachoque e fazer o que tinham que fazer nos faróis, é chegada a hora de colocar tudo em seu lugar.
Coloque cada lâmpada em seu devido encaixe no farol e reparafuse ambos em seus locais (não precisa esquema para saber qual é direito e esquerdo, né?).
Depois disso, é o momento de colocar o parachoque no lugar para poder recolocar os parafusos do paralamas e as travas de plástico. Mas antes, atenção!
Existe uma peça que parece isopor, de cor preta, que fica encaixada numa haste de metal local atrás do parachoque. Então, tome cuidado ao recolocar o parachoque para que essa peça de isopor não fique fora de seu local.
A peça (em amarelo) se encaixa na estrutura de metal do carro (em vermelho).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
:Observações finais
a) Não existe nenhum tipo de sensor de air bag no parachoque ou qualquer outro componente eletrônico. Pode removê-lo sem medo.
b) Você não terá acesso ao farol de milha com esse processo. A remoção total do parachoque será necessária para isso.
c) A falta de alguma das travas de plástico ou parafusos (ou a presença de modelos diferentes) encontrados neste processo pode indicar que seu carro foi batido e no reparo o mecânico não os colocou de volta.
É normal nessa situação faltar alguma trava de plástico ou parafuso da grade frontal original. Mas também pode indicar que o carro foi pra manutenção e o mecânico porco não colocou todos de volta.
Na verdade, tanto a grade quanto o parachoque fica firme faltando dois ou três parafusos/travas.