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HC retornando água para o reservatório

4 participantes

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1HC retornando água para o reservatório Empty HC retornando água para o reservatório Qui Jul 31, 2014 10:28 pm

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Pessoal, 

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar.  
Meu nome é Marcos Leitão, sou de Niterói, RJ e tenho um Civic 2000 já há uns 8 anos.

Este carro por ser automático, fica com minha esposa que só sabe olhar a gasolina... quando olha.

bom, recentemente ele ferveu e parou na rua.  Ela me ligou e quando cheguei ví que havia fervido.  Deixei esfriar, completei a água e voltei para casa.

No dia seguinte, notei um barulho estranho e levei no mecânico, que condenou o cabeçote.  Tudo bem.  Mandamos para a retífica.  Após retornar da retífica, notamos que após alguns minutos funcionando começava a vazar água pelo reservatório de água, como se a pressão estivesse retornando.
Mandamos o cabeçote novamente para a retífica para ver se havia algo mal feito.  Ele retornou e o problema persiste.
Hoje o carro está parado, pois não confio mais neste mecânico.  
Alguém já passou por algo parecido? Pode me dar uma luz?
Já foram trocadas 3 vezes a junta do cabeçote, mas nunca troquei os prisioneiros.  Jogo de juntas, já foram 3 também.

Tenho para mim, que pode ser outro tipo de problema, além do cabeçote.

Valeu galera!

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos
Faça um teste que não sai muito caro, Troque a tampa do radiador custa mas ponha uma original na Honda sai uns $ 25,00 e em uma auto peça de bairro ou no Mercado Livre tem um 
Aditivo Radiador Inorgânico Concentrado Azul Paraflu Coolant

Coloque uns 2 frasco o restante complete com água desmineraliza vc encontra na auto peças. 
Não esqueça de conferir se as mangueira estão se ar caso contrário o efeito vai continuar fervendo.
SITE: ADITIVO - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574269876-aditivo-radiador-inorgnico-concentrado-azul-paraflu-coolant-_JM afro

RMAR

RMAR

Marcos Leitão escreveu:Pessoal, 

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar.  
Meu nome é Marcos Leitão, sou de Niterói, RJ e tenho um Civic 2000 já há uns 8 anos.

Este carro por ser automático, fica com minha esposa que só sabe olhar a gasolina... quando olha.

bom, recentemente ele ferveu e parou na rua.  Ela me ligou e quando cheguei ví que havia fervido.  Deixei esfriar, completei a água e voltei para casa.

No dia seguinte, notei um barulho estranho e levei no mecânico, que condenou o cabeçote.  Tudo bem.  Mandamos para a retífica.  Após retornar da retífica, notamos que após alguns minutos funcionando começava a vazar água pelo reservatório de água, como se a pressão estivesse retornando.
Mandamos o cabeçote novamente para a retífica para ver se havia algo mal feito.  Ele retornou e o problema persiste.
Hoje o carro está parado, pois não confio mais neste mecânico.  
Alguém já passou por algo parecido? Pode me dar uma luz?
Já foram trocadas 3 vezes a junta do cabeçote, mas nunca troquei os prisioneiros.  Jogo de juntas, já foram 3 também.

Tenho para mim, que pode ser outro tipo de problema, além do cabeçote.

Valeu galera!
Caro Marcos! Seu problema e do civic, é mais comum do que você imagina. Quando o motor do civic ferve, cabeçote e bloco tem que serem faceados, pois ambos empenam por serem de liga de alumínio, antes de instalar o cabeçote a retifica tem que fazer um teste de trinca, pois internamente pode ter ocorrido alguma trinca com o esquente, quando for sangrar o ar do sistema tem que também ligar o botão de aquecimento do ar interno(aquele do painel), tem que trocar também os parafusos do cabeçote e fazer com torqueamento correto.

RMAR

RMAR

Nossos civic's, corolla, L-200 triton e Hilux tem os mesmos problemas, pois se deixar estes carros ferver tem que facear o bloco, bem diferente dos motores VW/AP que geralmente dispensa esse procedimento.

Marcos Leitão

Marcos Leitão

MarcioXperia


Valeu, Márcio, estou usando o líquido refrigerante da própria Honda, mas vaza tudo... então o carro está parado a quase 1 ano por conta de não encontrar ninguém para fazer o serviço.  Por isso agora, eu estou tomando coragem para fazer eu mesmo estes reparos.  Tenho uma boa noção de mecãnica, tanto de carros, quanto de motos, mas os Hondas são uma capítulo à parte na mecânica.  Tenho que conhecer melhor esta mecânica e aprender com os mestres do fórum.  Valeu!

RMAR


Valeu pela pronta resposta, e desculpe me a demora em lhe responder também, pois o trabalho não está me dando folga.
Minha suspeita é essa mesmo.  Empeno no Bloco.
O mexânico anterior queria colocar 2 juntas de cabeçote, foi por isso que tirei dele, mesmo ficando com o prejuízo de ter pago pelo serviço e não ter o carro consertado.
Agora eu mesmo irei fazer.
Já tenho o manual de serviço, mas é em inglês, e meu inglês técnico é bem sofrível.  Procurei mas não achei ele em português.
Você pode me orientar algum tópico sobre a retirada deste motor? Possuo bom ferramental para a desmontagem, apesar de meu local ser apertado, dá para fazer.

Valeu, Galera! continuo na luta!

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:MarcioXperia


Valeu, Márcio, estou usando o líquido refrigerante da própria Honda, mas vaza tudo... então o carro está parado a quase 1 ano por conta de não encontrar ninguém para fazer o serviço.  Por isso agora, eu estou tomando coragem para fazer eu mesmo estes reparos.  Tenho uma boa noção de mecãnica, tanto de carros, quanto de motos, mas os Hondas são uma capítulo à parte na mecânica.  Tenho que conhecer melhor esta mecânica e aprender com os mestres do fórum.  Valeu!

RMAR


Valeu pela pronta resposta, e desculpe me a demora em lhe responder também, pois o trabalho não está me dando folga.
Minha suspeita é essa mesmo.  Empeno no Bloco.
O mexânico anterior queria colocar 2 juntas de cabeçote, foi por isso que tirei dele, mesmo ficando com o prejuízo de ter pago pelo serviço e não ter o carro consertado.
Agora eu mesmo irei fazer.
Já tenho o manual de serviço, mas é em inglês, e meu inglês técnico é bem sofrível.  Procurei mas não achei ele em português.
Você pode me orientar algum tópico sobre a retirada deste motor? Possuo bom ferramental para a desmontagem, apesar de meu local ser apertado, dá para fazer.

Valeu, Galera! continuo na luta!


Cara da para escanear o manual e passar pagina por pagina no Google Tradutor e imprimir.

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Marcio, que ótima notícia.

O manual que eu tenho, peguei na Net, e já está digitalizado.  Agora é só passar no Google.

Baixei ele da Hondatech.info, que tem todos os manuais digitalizados e free.

Valeu por mais essa dica!

Grande abraço!

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Marcio, que ótima notícia.

O manual que eu tenho, peguei na Net, e já está digitalizado.  Agora é só passar no Google.

Baixei ele da Hondatech.info, que tem todos os manuais digitalizados e free.

Valeu por mais essa dica!

Grande abraço!
Postei um Tuto explicando como fazer a sangria de ar do cabecote de uma olhada e tente fazer antes do desmonte da maquina. afro

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Xou de bola, Marcio.  Valeu.

Vou procurar.  Procuro por "Sangria de ar do cabeçote"???

Valeu!

RMAR

RMAR

O colega que faz manutenção no meu carro, estava com algo parecido com o seu caso, chegou ate ele um civic 2000 com 168.000Km rodados e bem machucado de lataria e motor. Resumindo: O carro já veio de 3 mecânicos diferentes, sendo que por 3 vezes foi retirado o cabeçote e já foi feita uma retifica no cabeçote, trocada por 3 vezes a junta do cabeçote e mesmo assim o motor esquenta a agua some do reservatorio e tem batidas fortes na parte baixa do motor. Diagnostico: cabeçote ainda estava bom(recém retificado) e sem trincas internas mais recebeu mais um planeamento, motor precisou ser faceado na parte superior, os cilindros estavam lisos, já sem brunimento e com grande folga nos pistoes que eram de 0,50mm(não eram mais STD), onde foi descoberto uma trinca interna na camisa do cilindro nº 3, por onde a agua entrava sob pressão e queimava e evaporava junto com a gasolina e saia também pelo escape. Solução: Retifica completa de motor, incluindo encamisamento de cilindros, pistões STD e corte do eixo.

RMAR

RMAR

Pra piorar ainda mais a situação, os mecânicos colocavam sempre juntas de amianto, onde as indicadas são as de laminas metálicas, de preferencia a original Honda.

Marcos Leitão

Marcos Leitão

É verdade.  Não é fácil achar um mecânico preparado para atender um Honda.  Por isso eu estou me preparando para eu mesmo fazer as manutenções necessárias.  Pelo menos, se eu fizer M. não boto a culpa em ninguém...hheheheehhe

Estou comprando, devagar, as ferramentas especiais necessárias para um bom serviço, e um software de diagnóstico.  Vamos ver no que vou poder conseguir fazer eu mesmo.

Vlw!

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:É verdade.  Não é fácil achar um mecânico preparado para atender um Honda.  Por isso eu estou me preparando para eu mesmo fazer as manutenções necessárias.  Pelo menos, se eu fizer M. não boto a culpa em ninguém...hheheheehhe

Estou comprando, devagar, as ferramentas especiais necessárias para um bom serviço, e um software de diagnóstico.  Vamos ver no que vou poder conseguir fazer eu mesmo.

Vlw!

Cara meu carro começou com a mesma putaria.
Faz uns dez dias que a mangueira do radiador que vai para valvula termostática estourou bem na ponta da abraçadeira. vixi começou minha tortura. Troquei a mangueira e valvula termostatica e nada. a temperatura sobe até 112 graus, isso só acontece quando paro no transito ou farol e a ventoinha não desliga mais, fica a todo vapor rs. mas percebi que quando dou umas aceleradas para ser preciso umas 3 com 2000 giros a temperatura volta ao normal e demora uns 3 minutos ela vai subindo novamente.

Cheguei a consultar muitos sites e comunidade e percebi que muitos chegaram a fazer o motor inteiro todinho original e nada de sanar  o problema.
Na busca de solução encontrei um mecânico que passou por esse problema, fez o motor todinho e a agua continuava a retornar para o reservatório., ele verificou vazamentos, radiador e mangueiras e a solução que ele arrumou foi fazer uma adptação do reservatorio do gol quadrado e algumas mangueiras só assim pode sanar o problema.
Vou tentar outra solução caso contrário vou embarcar nessa idéia

Constatei que Civic é carro de macho pq quando fode fode até o dono rsrs. clown

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Caraca Márcio... que azar.  Entro para o clube dos desesperados...heheheheeh

Mas acho eu, a diferença é que o meu ferveu por duas vezes na mão da minha mulher que não notou o problema a tempo.  Deixou ferver mesmo.
Mas mesmo tendo sido retificado o cabeçote, não fiz nada no bloco.  Ainda vou abrir para conferir a planicidade do bloco e se não estiver boa, vou mandar para a retífica.
Quanto ao seu problema, acho que antes de tentar algo mais radical, pode-se fazer um teste de pressão do sistema de arrefecimento com pressão positiva e depois por vácuo (pressão negativa) se ainda houver dúvidas.
Estes dois testes podem identificar se há vazamentos ou entradas falsas de ar no sistema.
Há também um teste de vapor, mas é difícil achar quem faça.
Injeta vapor (fumaça) no sistema de ar, e retira a vela, se sair fumaça da vela... tái o problema.

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Caraca Márcio... que azar.  Entro para o clube dos desesperados...heheheheeh

Mas acho eu, a diferença é que o meu ferveu por duas vezes na mão da minha mulher que não notou o problema a tempo.  Deixou ferver mesmo.
Mas mesmo tendo sido retificado o cabeçote, não fiz nada no bloco.  Ainda vou abrir para conferir a planicidade do bloco e se não estiver boa, vou mandar para a retífica.
Quanto ao seu problema, acho que antes de tentar algo mais radical, pode-se fazer um teste de pressão do sistema de arrefecimento com pressão positiva e depois por vácuo (pressão negativa) se ainda houver dúvidas.
Estes dois testes podem identificar se há vazamentos ou entradas falsas de ar no sistema.
Há também um teste de vapor, mas é difícil achar quem faça.
Injeta vapor (fumaça) no sistema de ar, e retira a vela, se sair fumaça da vela... tái o problema.

Cara vou tentar fazer esse teste de pressão a vacuo. mas me diga uma coisa vc não acha meio esquisito esse sintomas que esta apresentando: quando se acelerara um pouco a temperatura cai? gostaria de acreditar que seje bomba d água.
afro

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Marcio, pode ser até mais simples.
Pode ser uma informação errada passada pelo sensor de temperatura.  Pode ser até mesmo apenas um mal contato no sensor.
Importante saber se realmente o carro está esquentando ou se apenas está mostrando ele quente.
Já ví carros com informações que estava no limite de temperatura, mas que abria e fechava normalmente o contato do ventilador. 
O problema estava no aterramento do sensor. Trocado e limpa a sede, tudo normal novamente.
Se estiver suspeitando da bomba dágua, pode fazer um teste de pressão do sistema. Não sei no HC, mas normalmente fica em 1,2 bar, no máximo.
Antes de condenar a bomba, coitada...heheheh, será necessário ver a válvula termostática, caso a bomba não esteja com vazamento.
Mas pelo sintoma, acredito mais ser algo elétrico no sensor.
O meu não oscilava, ele esquenta mesmo e joga água fervendo para fora do reservatório de expansão. Estou certamente, com alguma fuga de pressão para dentro da câmara de refrigeração. Aí eu me pergunto: Será que meu cabeçote foi mesmo aplainado? Será que meus parafusos do cabeçote foram realmente trocados como eu paguei para fazer? Só quando eu abrir terei a certeza. 
Não confio mais neste mecânico e nunca mais pisei lá, mesmo ficando com o prejuízo no carro, que está parado há mais de 1 ano por conta disso, quase 2 anos.  Acho que caí no golpe do cabeçote, onde o cara coloca uma junta vagaba, mete silicone e fecha com os parafusos velhos.
Por isso agora eu que vou fazer.

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Marcio, pode ser até mais simples.
Pode ser uma informação errada passada pelo sensor de temperatura.  Pode ser até mesmo apenas um mal contato no sensor.
Importante saber se realmente o carro está esquentando ou se apenas está mostrando ele quente.
Já ví carros com informações que estava no limite de temperatura, mas que abria e fechava normalmente o contato do ventilador. 
O problema estava no aterramento do sensor. Trocado e limpa a sede, tudo normal novamente.
Se estiver suspeitando da bomba dágua, pode fazer um teste de pressão do sistema. Não sei no HC, mas normalmente fica em 1,2 bar, no máximo.
Antes de condenar a bomba, coitada...heheheh, será necessário ver a válvula termostática, caso a bomba não esteja com vazamento.
Mas pelo sintoma, acredito mais ser algo elétrico no sensor.
O meu não oscilava, ele esquenta mesmo e joga água fervendo para fora do reservatório de expansão. Estou certamente, com alguma fuga de pressão para dentro da câmara de refrigeração. Aí eu me pergunto: Será que meu cabeçote foi mesmo aplainado? Será que meus parafusos do cabeçote foram realmente trocados como eu paguei para fazer? Só quando eu abrir terei a certeza. 
Não confio mais neste mecânico e nunca mais pisei lá, mesmo ficando com o prejuízo no carro, que está parado há mais de 1 ano por conta disso, quase 2 anos.  Acho que caí no golpe do cabeçote, onde o cara coloca uma junta vagaba, mete silicone e fecha com os parafusos velhos.
Por isso agora eu que vou fazer.

Marcos
Tentei achar os 2 plugs famosos ficam em baixo do porta luvas do civic 2000 que servem para fazer check list e não encontrei nada. será que esse ano muda de lugar o plug.?

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Márcio,

veja este vídeo no Youtube, o cara mostra a exata localização:

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Márcio,

veja este vídeo no Youtube, o cara mostra a exata localização:


Salve Marcão
Tive que trocar a junta mas o carro ficou zerado.
Agora deu outra zica: depois que o carro esquenta começa a fazer um barulho estranho dentro da capa da correia. 
Fiz testes. soltei a bomba de direção e correia do alternador e o barulho continua. fui ao mecanico e ele disse que é o tensor da correia, achei estranho pq correia e tensor original esta com 35.000 o mec da Honda garante q roda uns 70.000 d boa!
Hoje pela manhã fui verificar o nível de agua no reservatório e para meu espanto estava zero. liguei o carro para completar agua e para minha surpresa vi que vazava agua por dentro da capa da correia dentada,., euréca acho que barulho+vazamento diz q a bomba dàgua ta indo pro saco.
Marcão vc que é um cara mais esclarecido, vc sabe me dizer se da para trocar a bomba sem ter que tirar a polia do vira brequim? to durão e pretendo fazer esse trampo em casa. afro

Marcos Leitão

Marcos Leitão

Marcio,

Não precisa tirar a polia do virabrequim não. Até porque tem que ter uma ferramenta especial de 50mm para retirar o vira.
Mas terá que trocar o anel vedador, se tirar.
bração.

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Marcio,

Não precisa tirar a polia do virabrequim não. Até porque tem que ter uma ferramenta especial de 50mm para retirar o vira.
Mas terá que trocar o anel vedador, se tirar.
bração.

SALVE,SALVE MARCOS

CARA CERTEZA QUE NÃO PRECISA ?
E A CAPA DA POLIA COMO EU RETIRO? A PARTE DE CIMA BLZ, MAS A INFERIOR NÃO PASSA POR TRAZ DA POLIA? DA PARA RETIRAR A CAPA SEM SACAR A POLIA?

VEJA O ESQUEMA QUE ESSE CARA FEZ PARA TRAVAR A POLIA E SOLTAR O PARAFUSO

VEJA ESSE LINK:    https://www.youtube.com/watch?v=egXIuGtxnMc  

QUALQUER NOVIDADE ESTOU A DISPOSIÇÃO
ABRAÇO afro

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Marcio,

Não precisa tirar a polia do virabrequim não. Até porque tem que ter uma ferramenta especial de 50mm para retirar o vira.
Mas terá que trocar o anel vedador, se tirar.
bração.
BOM DIA MARCÃO
MAS POR TRAZ DA POLIA NÃO SE ESCONDE A PARTE INFERIOR DA CAPA?
VI ESSE VIDEO ::https://www.youtube.com/watch?v=egXIuGtxnMc  VOU DESMONTAR AMANHÃ   afro

MarcioXperia

MarcioXperia

Marcos Leitão escreveu:Marcio,

Não precisa tirar a polia do virabrequim não. Até porque tem que ter uma ferramenta especial de 50mm para retirar o vira.
Mas terá que trocar o anel vedador, se tirar.
bração.
Cara aquela capa de baixo da para soltar? a polia não atrapalha? Vi um video no youtube q o cara tira aquela polia travando-a com uma corrente.

MarcioXperia

MarcioXperia

Blz Marcos

Cara conseguiu arrumar seu carro?
Consegui um vídeo que o doidão que saca a polia do vira usando uma corrente. veja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mem a respeito da bomba d água: notei que ao retirar a tampa de válvulas e retirar os parafusos da capa superior terei acesso a polia do comando. até ai blz. mas me diz uma coisa, a capa inferior aquela de baixo ela passa por traz da polia do vira?
Pq se passar ferrou tudo. 
Quando vc tirou a sua não precisou mesmo sacar a polia? afro 

Abraço meu Brother.

MarcioXperia

MarcioXperia

Blz Marcão


Cara para trocar a bomba água precisa tirar polia pq a capa passa por traz dela. 
Já mandei fazer uma ferramenta para trava-la vou usar essa semana. Veja esse video:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Vou tentar documentar esse trampo blz abraço. afro

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