Pessoal,
Seus relatos foram bastante significantes para mim. Esse defeito aconteceu com o meu Civic EX 2002 também, ontem, domingo (18/05/2014), próximo aos 101.000km rodados.
Vou registrar minha experiência:
Há 2 meses aproximados comecei a notar um som diferente na hora da partida do motor, uma puxada na rotação ainda na posição P ou na N para até 1500 rpm, que ia decaindo para abaixo de 1000 rpm em menos de 5 segundos, e o som desaparecia. Ignorei a seriedade da mudança, mas comecei a rodar menos com o carro para programar uma manutenção quando tivesse um tempo e dinheiro disponível.
No dia 18/05/14, fiz uma viagem de aproximadamente 80km com o carro, ida e volta. Antes, calibrei os pneus, abasteci, verifiquei até o nível de fluido da direção hidráulica e partir às 10:30 da manhã. O carro performou normal, com velocidade média de 100km/h e máxima de 160km/h. Retornei por volta de 12:20.
Iria fazer outra viajem que teria 30km totais. Sai normal, mas por volta de 10km depois comecei a notar que a passagem da 2ª para a 3ª marcha começou a puxar mais a rotação do motor. Isso aconteceu duas ou três vezes.
Após passar por uma lombada, que tinha uma subida depois, o carro não quis mais passar da 2ª marcha, até que não conseguiu mais andar. Desliguei o carro e tentei novamente, e ele respondeu, mas não passou da 2ª marcha, e fui forçando o carro para chegar num ponto mais seguro, onde estacionei. Deixei o carro e segui de carona num outro carro que estava fazendo a viagem comigo, imaginando que na volta o carro iria funcionar pelo menos para chegar em casa.
Uma hora depois peguei o carro, mas o mesmo não funcionou para sair do acostamento. Quem estava comigo teve a ideia de empurrar para ver se o carro sairia do lugar. Liguei o carro e engatei em D, e empurraram o carro, e o mesmo funcionou, mas continuou sem passar da 2ª para a terceira, e por vezes falhava, como se perdesse totalmente o torque. E fui assim, forçando o carro para chegar em casa, onde o carro está agora.
Ainda não procurei ajuda de nenhum profissional, e imagino que eu tenha danificado ainda mais o carro por ter forçado a andar, o que poderá aumentar o custo do conserto.
Como morro no interior de Belém, estou pensando em rebocar meu carro para alguma oficina especializada na capital, talvez na concessionaria autorizada.
Gosto do carro, e acredito que valerá a pena o conserto.
Por enquanto ele vai ficar parado, e quando tiver alguma novidade colocarei aqui.