Honda Civic
Bem Vindo!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Honda Civic
Bem Vindo!!
Honda Civic
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Honda Civic

:::::::::::: Fórum ::::::::::::

Olá Prezado Assinante, antes de postar uma mensagem, por favor procure um Tópico que corresponda ao assunto. Nosso fórum ficará mais organizado e objetivo.
Seja Bem Vindo ao Honda Civic Fórum. Desde 2009 unindo proprietários de Civic. Tire dúvidas, pergunte, dê dicas, converse com outros proprietários, conheça seu Civic.
Atenção Amigos Usuários: - Por Favor não enviem mensagens com perguntas pelo "Contacte-nos" lá embaixo da página. A mensagem não será respondida. Envie sua pergunta somente em um dos Tópicos que corresponde ao assunto de seu interesse.
Anuncie seu Civic ou algum acessório dele aqui no Tópico "Compra e Venda". Alguém poderá se interessar. O Honda Civic Fórum não ganha nada e não se responsabiliza pelos anúncios postados.
Tem interesse em ser Moderador aqui do Fórum? contate aqui

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Bluetooth super poderoso caseiro no som original do civic

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

victor_pigmeo

victor_pigmeo

Hoje vou mostrar como instalei um receptor bluetooth no som original do Civic EXS 2007. O meu em específico tem o toca CD de 6 cds e os comandos do som no volante. Nada foi alterado no som, nenhum fio cortado nos chicotes e os comandos do volante continuam funcionando normalmente. 

Primeiramente é importante dizer que a receptora BT foi instalada na entrada auxiliar do som, o meu modelo NÃO tem porta auxiliar de fabrica, então não sei exatamente se teria algum problema instalar no modelo com a porta, creio que não, mas não posso confirmar. 

Outro ponto importante é dizer que como toda boa gambiarra, as garantias são zero, se fizer tudo certinho deve funcionar, porém existe tbm a chance de voce causar um dano catastrofico no seu cd player. Existem dispositivos que fazem o mesmo que essa adaptação muito baratos, alguns com qualidade superior e outros com qualidade inferior ao dessa receptora, então esse é um projeto para entusiastas. No meu caso usava um re-transmissor FM de qualidade muito inferior ao dessa adaptação.

Acabei vacilando e não tirei foto do processo todo, mas vou usar uns diagramas pra ilustrar e ficar mais facil. Se quiser replicar saiba que um pequeno conhecimento de eletronica e solda vai ser necessário, não recomendo fazer esse projeto para "aprender". 

Feitos os devidos avisos, vamos la:
Eu usei um modulo receptor de bluetooth e um isolador de GND, facilmente encontrados no ML, inclusive em kits pois esse é um projeto bem popular em radios e cd players mais baratos e também por pessoas que montam aquelas caixinhas de som home-made. Esse projeto foi inspirado no video do canal @letrajota do youtube "Como instalar bluetooth em qualquer som", caso alguém queira uma explicação mais completa e que vai servir pra quase qualquer aparelho. O unico detalhe a se observar aqui é que o isolador de GND tem que ser ajustado pra tensão a qual o som do carro funciona, no caso do nosso querido civic temos no aparelho de som sinais de 12v, 8v e 5v, então podemos utilizar tanto o B0505 (entrada 5v e saida 5v) quanto o B1205 (entrada 12v e saida 5v), eu usei o B0505S, se voce usar outro componente confira no datasheet a pinagem pois pode ser diferente do que eu coloco no exemplo abaixo.

O primeiro passo é desmontar o som, esse passo é facilmente encontrado no youtube então vou assumir que vc ja esta com o som em mãos e fora do carro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para desmontar o som voce vai precisar primeiro: 
  1. Retirar os parafusos que seguram o som na "moldura" (bem facil, não precisa nem de foto, tire todos os parafusos do suporte, depois tire os 6 parafusos laterais e tire o suporte)
  2. Retirar a placa traseira (Discipador de calor, cuidado com a pasta termica, e se possível reponha antes de montar, são 8 parafusos sendo 3 pretos bem maiores, os outros são padronizados o tamanho, inclusive os da lateral são os mesmos, não precisa se preocupar se trocar um ou outro)
  3. Retirar a placa frontal (5 parafusos)
  4. Retirar o flat cable do cd player (puxe apenas na parte azul e com cuidado)
  5. Retirar os 7 parafusos laterais (3 de um lado e 4 do outro, iguais aos da tampa traseira e frontal)
  6. Retirar a proteção metalica superior (Puxe pra cima e pra tras, é meio ruim de tirar mas NÃO PRECISA FORÇA)
  7. Retirar o cd player (Nesse momento o cd player esta completamente solto e só encaixado na carcaça)


Som aberto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Com isso voce terá acesso a placa, ela é presa por 5 parafusos, retire os parafusos e a placa.
Recomendo, caso seu modelo seja o mesmo do meu (6 CDs) tomar bastante cuidado com a parte do cd player pois o mecanismo é muito sensivel.

O regulador de tensao vai ser bem facil de encontrar ele é tipo uma caixinha metalica na placa. 
O conector de acessório é o cinza menor.

Na parte de baixo da placa vão ter os pinos dos componentes, quase todos são identificados oque facilita o trabalho.
Precisamos encontrar no conector de acessórios os pinos: AUXL, AUXR, AUXG e AUXD.
Precisamos encontrar nos pinos do regulador de tensão os pinos: 5V e GND

Identificado os pinos é só fazer a ligação conforme o diagrama, coloquei o diagrama de "pinagem" tbm pois o meu feito no paint não esta fiel a realidade do conector.  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Recomendo planejar bem onde vai deixar a plaquinha pra ja cortar os fios do tamanho necessário, no meu caso deixei bem na frente em baixo do cdplayer. Colei com fita dupla face banana e coloquei um pedacinho de borracha atras dos contatos positivo/negativo da placa pra evitar qualquer tipo de contato com a carcaça do som. No meu caso, soldei o isolador de GND direto na placa pra deixar mais compacto, mas vc tbm pode soldar fios nos terminais e dispor como achar melhor os componentes dentro do som. A minha ficou assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um detalhe muito importante, o pino AUXD (Auxiliar detector) DEVE ser soldado a qualquer pino GND na placa, no diagrama coloquei um que eu usei, fica proximo ao conector de acessórios, porém qualquer GND da placa pode ser usado, esse pino é o que diz para o aparelho que existe um dispositivo conectado a entrada auxiliar, se vc não fizer esse jumper o aparelho não vai entrar no modo AUX quando ligar, vai ficar apenas no modo CD (mesmo apertando o botão CD/AUX).

No video é recomendado deixar a plaquinha o mais longe possível dos pontos onde podem haver interferencias no sinal, ou seja, longe do banco de capacitores (a direita da placa na foto, com um ferro grande e grosso que é o discipador dos capacitores), e também longe da entrada de força 12v do som, por isso eu coloquei na frente, porém isso parece ser mais um detalhe para os mais rigorosos do que uma regra. Também é possível, caso queira, adaptar uma antena na placa bluetooth e colocar pra fora do som, dizem os mais experientes que essa seria a melhor opção em termos de evitar interferencia do circuito do som na receptora bluetooth.

Feitas as ligações e a plaquinha fixada no som, é só montar fazendo exatamente o processo inverso da desmontagem. 
O resultado está no video abaixo:

Na minha opinião ficou INFINITAMENTE melhor do que com o transmissor FM (e a maioria dos "adaptaveis" pra bluetooth) pois além de não ficar aquela mulherzinha chata falando o classico "blablabla ready to pél", nosso querido e amado veículo inclusive, ja por padrão, desliga o radio quando a chave é removida do contato, oque faz com que o bluetooth seja desconectado automaticamente ao desligar o carro e conectado automaticamente ao ligar (Também contribui pra que a placa não fiquei usando energia com o carro desligado, porém o consumo é minimo e não faria diferença ela ficar ligada).
Além disso, o volume ficou muito mais condisente com o que tem no CD player por exemplo, com o transmissor além de não conseguir colocar o volume do celular no maximo por distorcer os graves, ainda tinha que colocar quase sempre no 35-40 pra ter um volume aceitavel com o carro em movimento na estrada por exemplo.
Outra vantagem é que o som tem quase 0 ruído por conta do isolador de GND.
Apenas um ponto que eu notei, mas isso talvez só os mais atentos percebam, o som da plaquinha parece privilegiar um pouco os agudos, então com a propria regulagem do aparelho eu aumentei um pouco os graves (+3 no aparelho) e deixei os agudos no +1. Eu sempre prefiro o som do carro com um pouco mais de grave do que agudo, mas ai tbm é um pouco gosto pessoal. Outro ponto é que o bluetooth apenas pode ser controlado pelo aparelho (meio obvio mas acho importante falar)então passar musica, play/pause, só no celular e tbm a plaquinha que eu peguei não atende ligação, é só audio, talvez no futuro penso em tentar adaptar os controles do volante com a plaquinha bluetooth, mas ai ficaria bem mais complexo e talvez precisaria de uma controladora pois pelo que eu entendi, os comandos do volante chegam todos "por 1 fio" então deve ser tipo "codificado".

ps. ignorem meu gosto musical que vai de um DUB pra um Só Pra Contrariar.  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Felicio, jvnovo e lcarlosxt gostaram desta mensagem.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos